Qualidade
RESUMO
Apresenta-se, aqui, uma proposta básica de um projeto de sistema de Garantia de Qualidade desenvolvido e implantado em uma empresa têxtil de médio porte, situada em Santa Catarina. A abordagem sistêmica, e, em particular, a metodologia de Checkland [1982] foi empregada para o desenvolvimento de uma estrutura organizada que deve responsabilizar-se pela garantia de qualidade de p'rodutos da empresa. Ao tempo em que relata uma aplicação prática de uma metodologia teórica, o presente trabalho procura apresentar alternativas viáveis para a fixação de estratégias que visem a estruturar Sistemas de Garantia de Qualidade em empresas industriais.
· PRODUÇÃO
Introdução
Este artigo procura desenvolvera proposta de estrutura de um Sistema de Garantia de Qualidade em uma empresa industrial e das etapas pelas quais passa seu desenvolvimento. Utiliza-se, para tanto, a abordagem sistêmicae,em particular, a metodologia estruturada porCheckland [1982]. A implantação experimental da proposta ocorreu em uma empresa que fabrica produtos têxteis (malhas e confecções), situada em São Paulo, com cerca de 350 funcionários.
como serão transformadas as entradas em saídas e descreve o roteiro de ação a ser aesenvolvido pelo sistema. Uma estrutura interna para o Controle de Qualidade, dentro deste novo sistema, é, então, apresentada. De forma suscinta, compara-se a situação atual com a situação desejada (fase 4). Antftsdetomar alguma ação, define-se quai~ o.;eriam as possíveis alternativas a empregar, sua viabilidade e, finalmente, uma análise de possíveis reações às mudançasc~ feita (fase 5).
o uso da metodologia em questãojustifica-se pela necessidade de se buscar uma visão abrangente de todo o processo de produção e controle de qualidade, além de permitir que sejam estabelecidos passos lógicos nodesenvolvimentode todo trabalho de estruturação do sistema.
Reconhecimento da situação problema