Qualidade
Outro fator importante, é a competitividade industrial, onde empresas buscam as certificações não só pela padronização de seus processos, mais para poderem divulgar que as tem e usar as certificações como diferencial entre uma organização e outra. Com esse cenário as empresas devem se adaptar ao cenário das mudanças e as necessidades da constante busca pela excelência no cenário industrial.
Segundo Mello et al.(2006, p. 15) “um sistema de gestão refere-se a tudo o que a organização faz para gerenciar seus processos ou atividades” e quanto maior a organização, maior a importância de existirem alguns procedimentos documentados, o que contribui para assegurar que os processos serão executados da maneira como foram especificados. Isso garante que nada importante seja esquecido e que todos estejam conscientes sobre suas atividades. Para isso, existem normas que irão fornecer as organizações todo um modelo de como seguir, preparar e operar seu sistema de gestão, o que por conseguinte irá facilitar na implantação do mesmo. As normas da International Organization for Standardization (ISO), é uma pratica disponível para todas as empresas. Em meio a importância da padronização como diferencial, é importante destacar também que no intuito de melhorar o sistema de gestão da qualidade de forma continua, surge uma necessidade de se medir os resultados obtidos, afim de avalia-los para saber se os mesmos estão de acordo e dentro dos padrões esperados.
Para Martins e Neto (1998, p.305)“a medição de desempenho deve ser feita não somente para planejar, induzir e controlar, mas também para diagnosticar”. Esses indicadores são uteis não só para mostrar a atual situação da organização, mais também para que o sistema de