Patologia
CENTRO DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
Estudo de Caso
José Cristiano Silva dos Santos
Nathália Rose Moura Medeiros
Pedro Cordeiro dos Santos Júnior
Ricardo Luis Barreto de Sales Reis
Welbert Silva Simões de Oliveira
Maceió, Dezembro de 2010
Introdução
A fissuração pode ser considerada como a causa mais freqüente de falha de desempenho da alvenaria. As fissuras, entretanto, prejudicam a estética, o conforto do usuário e a estanqueidade da construção
As causas de fissuras em alvenarias podem ser classificadas em três tipos: efeitos externos, mudanças volumétricas dos materiais e interação com outros elementos estruturais.
Os efeitos externos compreendem principalmente a atuação das cargas variáveis e movimentação das fundações.
O segundo tipo de classificação refere-se às mudanças volumétricas, provocadas por retração, mudanças de temperatura e de umidade, etc. A interação da alvenaria com outros elementos estruturais causam fissuras, quando tais elementos retraem-se ou dilatam, ou quando induzem a deformações excessivas na alvenaria.
ESTUDO DE CASO
Levantamento Cadastral
Condomínio Janaína, bloco 01, pertencente ao residencial Aldeota, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas nº 37, Serraria. É uma edificação do tipo residencial, realizada pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR) do governo federal, composto basicamente por alvenaria estrutural e lajes pré-moldadas. Trata-se de um condomínio recente, onde a construção foi finalizada em 2007.
Planta de locação
Informações sobre o imóvel
Edifício com quatro pavimentos, contendo 16 apartamentos, sendo 4 apartamentos por andar, escada do tipo em “U”, coberta de telha tipo colonial, dois reservatórios inferiores com capacidade de 5000 L cada e um superior com 4000 L, dois extintores de incêndio por pavimento. O reservatório superior não possui reserva de incêndio.
Informações sobre o