Qualidade
Planejamento, Organização, Controle e Liderança.
Na qualidade total cada empregado que participa é diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa. A Toyota (Japão) foi a primeira a empregar o TQM. Anteriormente, no tempos do fordismo, ao contrário do TQM, essa responsabilidade era limitada à gerência.
No TQM os funcionários possuem uma maior gama de qualificações. Logo a comunicação organizacional (em todos os níveis) torna-se uma peça chave da estrutura da empresa.
A gestão da qualidade consiste em uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços.A conscienciatização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, trouxe a necessidade da certificação dos sistemas de gestão da qualidade o que é indispensável para todas as organizações.
A certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, deve contribuir para reduzir custos internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos continuamente. Possibilita ainda fácil o acesso a novos mercados.
A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através dos processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço obtido conforme padrões, procedimentos e normas.
Entre modelos existentes de sistema da qualidade, destacam-se as normas da série ISO 9000.
Estas se aplicam a qualquer negócio, independentemente do seu tipo ou dimensão.
As normas desta série possuem requisitos fundamentais para a obtenção da qualidade dos processos empresariais. A verificação dos mesmos através de auditorias externas garante a continuidade e a melhoria do sistema de gestão da qualidade. Os requisitos exigidos pela norma ISO 9000 auxiliam a obter uma melhor capacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos