Qualidade
Unidade Curricular: Qualidade
Nos Dias que correm, o termo Qualidade é cada vez mais frequente no nosso vocabulário: fala-se muito em Qualidade de um Produto, Qualidade de um Serviço,
Qualidade de Ensino, Qualidade de Vida, etc.
“Os nossos serviços e produtos são de qualidade”; “… qualidade assegurada…”; “… a melhor qualidade ao menor preço”, são slogans que se repetem constantemente nas imprensas, nos discursos oficiais, nas universidades ou de uma forma mais abrangente em toda a actividade económica.
O conceito de Qualidade esteve inicialmente associado ao produto em si, tornando-se cada vez mais abrangente à medida que se propagou o fornecimento de serviços e o aumento da capacidade da oferta, por parte de praticamente todas as Indústrias.
As pessoas adquiriram uma nova cultura e tornaram-se mais exigentes e susceptíveis para pormenores anteriormente descuidados.
A Qualidade, pode ser definida como uma forma de estar, de conviver e de actuar, no sentido de haver uma procura permanente de obtenção de melhores resultados a partir de um melhor desempenho de cada elemento interveniente no processo.
Com a necessidade de dispor de Clientes nas Empresas, a Qualidade é sempre orientada em função destes uma vez que é para a satisfação das suas necessidades.
Levando-se em consideração o conceito de Produto Total ou Oferta (ao comprar um determinado produto, o consumidor não está levando apenas o produto/serviço em si mas, todos os elementos que fazem parte do composto de marketing), pois é imprescindível que a Qualidade seja apreendida tanto de um ponto de vista interno como externo.
Qualidade Interna - na obtenção da qualidade interna faz-se necessário cumprir algumas etapas:
-Determinar com a maior precisão possível, as necessidades, os desejos e expectativas dos consumidores;
1
Escola Superior de Saúde de Beja
Unidade Curricular: Qualidade
-Estabelecer normas ou parâmetros de qualidade que