Qualidade
Os seis cisnes
Era uma vez um rei que governava um grande reino. Era feliz no casamento com sua rainha. Eles tinham sete filhos – Seis príncipes e uma princesa. Mas então sua rainha morreu e ele ficou sozinho com todos os filhos. Depois de alguns anos, resolveu arranjar outra mãe para as crianças. A nova rainha dava a impressão de gostar bastante delas, mas no íntimo as detestava. Dominava a arte de feitiçaria e certamente teria se livrado delas se tivesse certeza de não ser descoberta. Uma vez o rei se afastou em viagem, levando a princesinha.
Depois que ele se fora, a rainha levou os príncipes ao alto da torre para mostrar-lhe algo maravilhoso. E quando lá chegou, abriu uma janela e os transformou em aves, e momentos depois seis cisnes pairaram nos ares. Quando o rei voltou havia um grande tumulto no castelo. Ninguém sabia o que acontecera aos príncipes. O rei mandou fazer uma busca em todo o seu reino, mas em vão.
Tempos depois, a princesinha caminhava na floresta, triste e sozinha. Então ela encontrou um velho que se dirigiu a ela dizendo saber o que a afligia e que lhe ensinava a libertar seus irmãos. Ele contou que eles foram transformados em cisnes e já haviam estado várias vezes no castelo. Ela poderia falar com eles, que eles entenderiam muito bem o que ela dissesse, embora não fossem capazes de responder. Também contou que fora a rainha quem os transformara. Se a princesa quisesse liberta-los, teria que fazer uma camisa de urtigas para cada um deles, com as mãos desprotegidas, sem agulha nem linha. Mas ninguém devia vê-la ou saber disso, porque senão adiantaria. E as camisas precisavam ser acabadas antes que os príncipes completassem sete anos de transformação, do contrário seria tarde demais. A princesa ficou contente, mas também preocupada, porque alguns anos já haviam se passado desde a feitiçaria. Ela agradeceu ao velho, correu para casa e escolheu um porão