Qualidade
Todos as áreas das atividades humana em nossas sociedades buscam a sobrevivência nossa e das organizações empresariais, esta condicionada capacidade desta de produzir resultados que venha a atender as necessidades de suas partes interessadas de uma maneira superior aos seus concorrentes.
Provocar ações que venham a gerar estes resultados significa buscar continuamente o ato de atingir metas cada vez mais desafiadoras em função do ambiente cada vez mais competitivo no qual estamos situados. Nas organizações, a capacidade de atingir metas está diretamente relacionada com a eficiência e a eficácia do desempenho das funções gerenciais.
Entretanto, independente da organização empresarial, a grande maioria das pessoas consome a maior parte do seu tempo trabalhando em FUNÇÕES OPERACIONAIS. Quando o desempenho das funções operacionais não é adequado, é muito difícil que as funções gerenciais possam produzir resultados eficazes.
Com isto nota-se que é necessário tomar providências para que as pessoas, ao exercerem suas funções operacionais, sejam as melhores do mundo naquilo que fazem. É necessário desenvolver o seu gerenciamento ou o gerenciamento da rotina.
– PRODUTO / PROCESSO
Produto é o resultado de qualquer processo, sendo que Processo é um conjunto de causas que geram um resultado final (Produto), como veremos no Capítulo 3 mais detalhadamente.
Exemplos de Produtos: Compressor, geladeira, automóvel, serviços administrativos, etc...
– CLIENTES
Dizemos que Qualidade é cumprir e exceder as expectativas de nossos clientes, mas afinal, quem são eles? Cliente é qualquer pessoa e/ ou processo que sofre o impacto do produto, os clientes podem ser externos ou internos. Toda pessoa ou organização que é afetada pelo processo, ou seja, que adquire ou utiliza um produto ou serviço. Um dos métodos básicos para a identificação de clientes consiste em seguir o produto para verificar quem é afetado por ele. Qualquer pessoa ou organização pode