qualidade não e mais um diferencial
Para compreendermos a importância das normas em relação a produção, basta pensarmos no que poderia acontecer se as normas não existissem. Um produto fabricado sem normas de fabricação estabelecidas certamente não atenderia as expectativas dos clientes, além de causar insegurança e má qualidade nos produtos, visto que o foco das empresas é a satisfação dos clientes.
Para Juran, (1991:11) qualidade consiste nas características do produto que vão ao encontro das necessidades dos clientes proporcionando a sua satisfação em relação ao produto e é também a ausência de falhas.
Dessa maneira, as normas representam um modelo de gestão de determinado método de realização de um produto ou serviço que visa atender os requisitos necessários, formando um elo entre as empresas e consumidores.
A ISO (Organização Internacional de Nomalização) é uma entidade que surgiu em 1947 na cidade de Londres, com o objetivo de unificar normas industrias afim de garantir produtos e serviços de qualidade e segurança. A ABNT foi criada em 1940 com a finalidade de criar normas para gerenciar processos, com o crescimento e o reconhecimento internacional teve seu papel importante na criação da ISO, sua abrangência vai desde a areá de tecnologia passando a atuar também na areá econômica e social.
O trabalho da ISO resulta em acordos