Pesquisas
Em regra, as pessoas acreditam que qualidade é um diferencial, entretanto, essa é uma crença errada, ultrapassada. Qualidade já foi diferencial, quem tinha qualidade se destacava e obtinha os melhores resultados, era requisitado e valorizado. Hoje isso não é mais assim, todos já esperam por qualidade, isso se tornou básico, deixou de ser diferencial competitivo. O que é diferencial, então?
Como o próprio nome sugere, diferencial é aquilo que o diferencia dos outros, que o distingue, que o torna exclusivo. O diferencial pode ser positivo ou negativo.
É óbvio, que para ser bem sucedido, você deve acabar com os diferenciais negativos e criar e manter diferenciais positivos. Tudo que você faz e que os outros não fazem, ou que outros fazem e você faz melhor, é um diferencial positivo a seu favor.
Primeiramente, é preciso entender e distinguir criatividade de inovação. Criatividade é qualidade de quem inventa, tira do nada, cria e faz coisas que não existiam. Inovação é o ato de introduzir novidade, de fazer de um jeito diferente algo que já existe. Por exemplo, a invenção do computador foi um ato de criatividade. Depois de criado, ele vem sendo constantemente inovado, a cada dia surge um modelo diferente.
Fonte: ubiratangeo.blogspot.com
Renato Pereira Lopes – 11213110081 – Administração Pública – Polo BJI
Criatividade e inovação não se aplicam somente a produtos, e sim, a todos os atos humanos, desde organizar uma viagem até construir uma casa ou fixar uma meta profissional.
Se os negócios tradicionais já não proporcionam os bons resultados de antes. Se você quer excelentes resultados com uma padaria, crie uma padaria diferente. Se você quer excelentes