Qualidade no serviço de alimentaçao e nutrição
Pós-Graduação em Gestão e Administração de Unidades de Saúde
-------------------------------------------------
Ano lectivo 2009
Avaliação da Qualidade de um Serviço de Alimentação
Trabalho elaborado pela discente: Teresa Ferreira
Unidade Curricular:
Gestão e Auditoria da Qualidade em Saúde
Introdução
Através da portaria n.º 83/2009, de 22 de Janeiro, foi constituído o Centro Hospitalar do Oeste Norte (CHON), dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, que integra o Centro Hospitalar das Caldas da Rainha (CHCR), o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), de Alcobaça, e o Hospital de São Pedro Gonçalves Telmo (HPSGT), de Peniche.
Da necessidade de uniformizar procedimentos e rentabilizar recursos técnicos e humanos e também da necessidade de melhoria a nível da gestão pela obtenção de ganhos efectivos que resultam das economias de escala, vai ser aberto um concurso único para o fornecimento de alimentação para o CHON.
Os Serviços de Alimentação de cada um dos hospitais que integram o CHON têm modelos de gestão diferentes entre si, sendo necessário avaliar os indicadores de satisfação face à alimentação dos doentes internados em cada um dos três hospitais que integram o CHON, para escolher o modelo que apresente melhor qualidade técnica e eficiência económica.
No que diz respeito à alimentação de utentes internados, a avaliação económica não pode centrar-se apenas nos custos directos da alimentação. Numa fase em que tanto se fala da necessidade de melhor gerir recursos económicos no sector da saúde, o combate à desnutrição associada à doença constitui uma oportunidade de somar ganhos, associando vantagens económicas particularmente relevantes na melhoria do prognóstico e da qualidade dos serviços de saúde prestados aos doentes.
Sendo que a qualidade tem como parâmetros o desempenho técnico, eficiência económica, a gestão do risco e a satisfação dos utentes,