Qualidade de vida do atleta
Você pode parar de fumar sem engordar.
Apesar das pessoas saberem que fumar não é saudável e que esse hábito pode custar muito caro para a saúde, ainda resiste em deixá-lo por acreditarem que é impossível parar de fumar sem engordar. Esta forma de pensar, no entanto, acaba desestimulando qualquer nova tentativa e faz surgir uma questão relevante, que é como abandonar o vício sem ganhar peso.
O metabolismo do fumante é muito mais acelerado e a nicotina funciona como uma espécie de inibidor do apetite, além de aumentar o gasto de energia. A maioria dos fumantes é magra, pois têm um desgaste energético nocivo ao organismo, provocado por modificações no metabolismo, como, por exemplo, mudanças no ritmo cardíaco.
Além disso, o hábito de fumar reduz o olfato, e cerca de 70% do paladar depende dele. Assim, quando a pessoa para de fumar, os alimentos se tornam mais cheirosos e apetitosos. Entretanto, é perfeitamente possível evitar o ganho de peso quando se associa ao programa para abandonar o cigarro intervenções para controle do peso.
Outro aspecto importante a ser ressaltado é que os efeitos da nicotina incluem sensação de bem estar, sintomas de abstinência, dependência física e psicológica. Esta última é responsável pela forte ligação afetiva que se desenvolve com o cigarro: a sensação de ter nele um apoio ou um mecanismo de adaptação para lidar com situações e sentimentos desagradáveis somadas à sensação de prazer que o fumante tem a cada tragada.
Parando de fumar, a pessoa deixa de experimentar essas sensações em seu organismo e busca preencher essa carência utilizando o alimento do mesmo modo que utilizava os cigarros, substituindo-o pelo ato de comer e beliscar alimentos que, geralmente, são bastante aumento no peso pode variar de pessoa para pessoa, mas é preciso ter consciência deste risco e minimizá-lo, compensando com a prática regular de atividades físicas, abandonando ainda o antigo estilo de vida sedentário. E é