Qualidade de vida no trabalho e segurança no trabalho
No mundo globalizado em que vivemos percebe-se que as empresas estão buscando melhorar o relacionamento com seus colaboradores e os níveis de satisfação com a Qualidade de Vida no Trabalho, devido à necessidade de atrair e manter bons funcionários, os quais satisfeitos proporcionarão à empresa benefícios: redução de custos e aumento de produtividade e qualidade, diminuição do absenteísmo, maior satisfação dos colaboradores, melhoria na comunicação e imagem da empresa no mercado.
A qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do trabalhador desde o início da sua existência, com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa, Rodrigues (2002).
No início do Século XVlll, ocorreram grandes mudanças nos processos industriais, a população mundial crescia em um ritmo acelerado e o mercado consumidor aumentava rapidamente, estimulando a produção em grande escala e induzindo o aprimoramento tecnológico (RODRIGUES, 2001). O objetivo dos proprietários de fábricas e comerciantes daquela época era a concentração de capital. O trabalhador, por sua vez, vivia em condições desumanas e as jornadas de labor chegavam a até dezoito horas diárias. Na época, as fábricas não ofereciam condições de ambientes saudáveis para os trabalhadores desempenharem suas atribuições, ocasionando cansaço pelo excesso de esforço. A saúde das pessoas andava bastante