Qualidade de Vida nas Organizações
A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e consequentemente os resultados das organizações. O presente trabalho aborda tópicos referentes à Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida e Qualidade de Vida nas Organizaçõestendo como embasamento teórico alguns autores, além de pesquisas em sites e revistas. Para uma melhor analise dos assuntos explorados, foi utilizado o método de pesquisa direta, logo se apresenta uma analise da mesma e a conclusão referentes aos tópicos relacionados.
Palavra-chave: Qualidade de Vida, Motivação, Organizações.
INTRODUÇÃO
Os ambientes organizacionais das empresas atuais vêm sofrendo diversas mudanças, devido a todos os fatores que podem influenciar a vida em uma empresa, como a tecnologia, a economia, as relações sociais e políticas, relações no trabalho e outros diversos fatores. Essa ebulição que o ambiente passa com motivações externas deve ser controlada e redirecionada para o trabalho sadio e a melhora dos funcionários.
Entre os problemas abordados nas empresas para identificar uma solução para alcançar a Qualidade Total, pode se dizer que a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem sendo um dos tópicos mais discutidos. É uma pratica difícil de ser aplicada sabendo que quando se trata de QVT envolve toda uma equipe e cada individuo é dotado de necessidade diferente.
A QVT onde não se trata apenas da saúde, ou da ausência de um funcionário devido alguma doença, mas sim no bem estar do individuo. A QVT está ligada a Gestão de Pessoas e chega cada vez com mais influência no que diz respeito ao ambiente organizacional. Os responsáveis pela gestão de pessoas devem sabermotivar os funcionários, para que estes sintam que são uma peça importante na empresa.
Os responsáveis pela gestão de pessoas tem que analisar cada individuoe o motiva-lo sem deixar a de exercer a responsabilidade nas práticas de gerenciamento, planejamento,