Qualidade de vida na europa
Saúde
Uma boa saúde para todos
A saúde e a segurança dos cidadãos constituem uma prioridade fundamental da UE. A política de saúde da UE dá a todos o direito de acesso a cuidados de saúde de qualidade.
As políticas de saúde da UE visam: * prevenir as doenças; * promover estilos de vida saudáveis; * proteger os cidadãos de ameaças para a saúde, como as pandemias. A organização e a prestação dos cuidados de saúde são da responsabilidade de cada país da UE. As iniciativas a nível da UE complementam o trabalho individual dos países, reunindo esforços para enfrentar desafios comuns, por exemplo, o envelhecimento da população e os problemas de saúde dele decorrentes. Os problemas de saúde transcendem as fronteiras nacionais e exigem uma cooperação estreita com parceiros internacionais como a Organização Mundial de Saúde.
Acesso a tratamento médico em toda a EU
De forma geral, as pessoas preferem receber tratamento médico perto de casa. No entanto, há situações em que é necessário ser tratado noutro país, por exemplo se for nesse país que se encontra o serviço competente mais próximo ou se o tratamento tratamento médico prescrito não estiver disponível no país onde vive o doente. A UE adoptou uma lei (que os países da UE têm de aplicar até 2013) sobre osdireitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiras que contribui para clarificar o direitos dos cidadãos europeus a serem tratados noutro país da UE e a serem reembolsados do custo do tratamento. Esta lei irá também: * facilitar uma cooperação mais estreita e a troca de informações entre as autoridades de saúde nacionais sobre normas de qualidade e de segurança dos cuidados de saúde; * garantir que as receitas podem ser reconhecidas em todos os países