qualidade de vida do excepcional
Em Corumbá a APAE foi criada no dia 09 de novembro de 1971pelo casal Antônio Pedro de Barros e Odilza Miranda de Barros, visando oferecer um tratamento de qualidade aos deficientes desta cidade.
A percepção dessa necessidade ocorreu devido ao nascimento de um filho excepcional, que precisava de inúmeros cuidados especiais para desenvolver-se com segurança e amor.
Atualmente, a APAE possui como principal intuito promover a inclusão social e corroborar com qualidade de vida não apenas do excepcional, mas de todos os que estão a sua volta.
Necessário se faz salientar que a APAE passou por inúmeras transformações que contribuirão para sua modernização, podendo assim atender seus alunos de forma mais eficaz.
Salienta-se que atualmente a APAE é uma instituição conceituada, devido ao trabalho incansável dos seus dirigentes, funcionários e colaboradores que estão sempre dispostos a ajudar sem medir esforços.
A Instituição localizada em Corumbá possui cerca de 200 alunos e 60 profissionais capacitados, dividindo-se em dois turnos de serviços voltados a pessoas com deficiência intelectual, alem das deficiências múltiplas causadas pelos agraves da deficiência intelectual.
A APAE também conta com o atendimento clinico, no qual todos os deficientes da cidade são encaminhados para a realização de tratamentos, alem dos alunos que já estão inseridos na instituição. Os principais tratamentos oferecidos são psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, terapeutas ocupacionais, alem do atendimento medico (clinico).
Não poderíamos deixar de mencionar que a elaboração deste trabalho enriqueceu profundamente os nossos conhecimentos, pois verificarmos na pratica o que a aprendemos na teoria em sala de aula.