Qualidade de serviço para voip
QUALIDADE DE SERVIÇO PARA VOIP
TERESINA, 30 DE MAIO DE 2005
Marcus Vinicius de Sousa e Silva
QUALIDADE DE SERVIÇO PARA VOIP
Artigo apresentado para conclusão do curso de especialização em redes de computadores da Faculdade Santo Agostinho.
TERESINA, 30 DEMAIO DE 2005
QUALIDADE DE SERVIÇO PARA VOIP Marcus Vinicius de Sousa e Silva
RESUMO
O uso Voz sobre IP (VoIP) vem desenvolveu-se muito nos últimos anos, porem a Internet não oferece garantia de qualidade de serviço, comprometendo assim, a comunicação. Este trabalho descreve algumas técnicas que melhoram a qualidade de serviço nas aplicações Voz sobre IP.
Palavras-chave: Voz sobre IP. Qualidade de serviço.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a Internet popularizou-se como um meio de comunicação de alcance global e de baixo custo, aliado ao aumento da largura de banda disponível, a capacidade dos atuais processadores e a globalização da Internet. O uso de Voz sobre IP (VoIP) passa a ter um interesse especial, ainda que certos fatores como qualidade, segurança, disponibilidade e confiabilidade. Tenham que ser aprimorados para se atingir o patamar de serviços característicos da Public Switched Telephoy Network (PSTN) [1].
A Voz sobre IP, consiste no uso das redes de dados que utilizam um conjunto de protocolos para a transmissão de sinais de voz em tempo real, na forma de pacotes. A voz é digitalizada e transmitida usando a infra-estrutura da Internet. Quando chegam ao seu destino, os dados são convertidos novamente em sinais analógicos [2].
No entanto, a Internet é caracterizada como um serviço de entrega de melhor esforço (best effort), não havendo garantias de qualidade de serviço. Esta forma de operar, atende as necessidades da maior parte das aplicações em rede, entretanto, o serviço de voz sobre IP é caracterizado como uma aplicação em tempo real, exigindo padrões mínimos de desempenho, mais sensível a perda de pacotes,