Qualidade de Produto
“QUALIDADE & PRODUTIVIDADE E SUA RELAÇÃO COM OS SISTEMAS
DE GESTÃO”
Prefácio
O Conselho Empresarial de Gestão Estratégica para Competitividade do
Sistema FIRJAN, criado para atender a crescente demanda das empresas, em especial, as pequenas e médias, promove a troca de conhecimento por meio de estudos de casos empresariais. Todos os estudos são oriundos de
Seminários, Pesquisas, Programas da TV FIRJAN, dentre outros, que o
Conselho desenvolve ao longo do ano.
I. Introdução
As organizações, ao longo de suas existências, sempre buscaram, ainda que de modo empírico, caminhos para sua sobrevivência e manutenção no mercado competitivo.
Esta década passa a caracterizar-se pelo aumento, em nível mundial, de uma busca por métodos e ferramentas que resultassem na diminuição dos custos de produção e no aumento da produtividade.
Os fatores econômicos, políticos e sociais e as exigências dos mercados são os condicionantes externos às organizações que devem ser traduzidos em características dos bens e serviços e, conseqüentemente, em características dos seus processos internos.
Eis aí o desafio: quais são as melhores metodologias e ferramentas de gestão aplicáveis às nossas organizações?
Existem diversas (dezenas? centenas?) ferramentas da qualidade disponíveis para o nosso uso, a grande maioria muito boa, mas se não soubermos para que serve cada uma delas, em qual a situação seu emprego é indicado, dificilmente obteremos o melhor resultado.
É de igual importância conhecermos bem o negócio e seus problemas, pois seria de baixo proveito possuirmos um profundo conhecimento da utilização das ferramentas, sem termos uma adequada caracterização da situação que nos é entregue para ser solucionada. Em outras palavras, a melhor solução é a que for obtida pelo binômio do conhecimento qualidade-negócio.
Boa parte das ferramentas da qualidade disponibilizadas nos últimos anos não se constitui propriamente de