A qualidade de produtos ecológicos
Blogvisão; http://blogvisao.wordpress.com- acessado em 21/11/2011.
Embrapa: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agricultura_e_meio_ambiente/arvore/CONTAG01_84_1211200710212.html- acessado em 21/11/2011.
A QUALIDADE DE PRODUTOS ECOLÓGICOS
A segunda década do século 21 começa com uma profunda mudança nos hábitos de consumo, onde o ciclo de vida dos produtos e seus impactos socioambientais terão mais peso do que apenas o preço e a marca na hora da compra, indicando que os tempos de consumismo desenfreado será deixado para trás, é o que indicam pesquisas recentes de opinão no Brasil e no exterior. Os chamados produtos verdes geralmente apresentam uma tecnologia tão boa quanto a de aparelhos comuns, mas com um extra: economizam energia e são feitos de materiais menos nocivos à natureza.
O volume da produção brasileira de base ecológica tem aumentado, entretanto, há poucos estudos realizados sobre a cadeia de produção local e nacional que indiquem as preferências dos consumidores brasileiros, relativos às diferentes opções de consumo de alimentos de origem distintas. Por isso, foi realizada uma pesquisa com consumidores de produtos de base ecológica em feiras e supermercados, cujas atividades visam a caracterização social e econômica dos consumidores de produtos de base ecológica, a análise das motivações (individuais e altruísticas) que levam esses consumidores a comprar esses produtos, as conseqüências econômicas e agronômicas dessas opções sobre os pequenos agricultores, e a sua contribuição para a conservação/restauração do equilíbrio do agroecossistema e conservação da agrobiodiversidade.
A pesquisa contemplou perguntas sobre idéias, concepções, pensamentos que os consumidores têm sobre produtos de base ecológica importado - PEI; produto convencional local - PCL; e produto de base ecológica local - PEL. Pesquisou-se também, as preferências dos consumidores brasileiros quanto a esses tipos de produtos e os motivos que os levam a fazer