Qualidade de energia
Teoria:
Flutuações de tensão são mudanças sustentadas da amplitude da tensão fundamental. Em geral são provocadas por variações de cargas. O efeito principal é o fenômeno de flicker, mas as flutuações de tensão podem ocasionar oscilações de potência nas linhas de transmissão, levando os geradores a oscilar entre si (oscilações eletromecânicas) ou com a turbina (ressonância sub-síncrona). Podem também ser decorrentes de ajuste inadequado ou descoordenado dos reguladores de tensão, que realimentam pequenas variações positivamente, devido à taxa de amortecimento negativa das malhas de controle.
As variações de tensão de longa duração são aquelas para as quais os elementos de regulação (reguladores de tensão, bancos de capacitores automáticos, tapes automáticos de transformadores, etc.) conseguem facilmente promover sua estabilização em valores aceitáveis. Os tempos envolvidos nestas VTLD são relativamente grandes e, portanto, compatíveis com o tempo de resposta dos equipamentos mencionados.
A tabela a seguir sintetiza a terminologia aplicável às formulações de cálculo da sensação de cintilação:
Desenvolvimento:
Utilizando os dados coletados pela equipe de pesquisa da UNB calcule:
a) Calcule o Pst para o intervalo de 10 minutos para as fases A, B e C utilizando os dados da planilha Medição_PST_10min_UNB.xls.
b) Calcule o PstD95% e PltS95% utilizando os dados da planilha Medição_PST_diario_UNB.xls.
(Obs.: Para o calculo do PltS95% considere os mesmos valores de Pst do dia 24/05/2011 para os 6 dias subsequentes.)
Desequilíbrio de Tensão
Teoria
Desequilíbrio de tensão é por definição, a diferença entre a magnitude das tensões de fase de circuitos polifásicos. Na rede de distribuição podem ocorrer desequilíbrios de naturezas distintas
Desequilíbrio de Tensão é o desvio, em sistemas trifásicos, nos módulos e/ou ângulos das tensões em relação à condição equilibrada que é caracterizada pela