trabalhohidraulica
1281 palavras
6 páginas
Longa VidaA qualidade do leite longa vida pode ser comprovada por dentro e por fora: tão segura quanto o conteúdo é a embalagem do leite UHT. Ela é composta de seis camadas de diferentes materiais: plástico (polietileno), papel e alumínio.
Cada um desses materiais tem uma função na proteção do alimento. O papel corresponde a 75% da composição da embalagem e a mantém rígida. O polietileno, na proporção de 20%, é importante para a aderência das camadas da embalagem e principalmente para proteger o alimento do contato com a camada de alumínio, que bloqueia a luz e o oxigênio e representa 5% da embalagem.
Essa estrutura preserva o leite, mantendo os seus valores nutricionais e as suas características de cor, aroma e sabor ao longo do prazo de validade sem a necessidade de refrigeração.
Para que fique completamente imune a microorganismos e receba em seu interior tão-somente o produto a que se destina, a embalagem passa por um processo de assepsia, que garante a sua segurança ao entrar em contato com o alimento.
Além de contribuir para a durabilidade e a segurança do leite, a embalagem longa vida respeita o meio ambiente, uma vez que é 100% reciclável, e sua principal matéria-prima, o papel, proveniente de fonte renovável.
O custo de distribuição de um produto com embalagem longa vida também é 70% a 75% menor que o de um produto refrigerado. Porém o ganho nesse caso não é somente financeiro: economiza-se combustível e energia.
Isso ocorre porque se transporta mais produto por viagem do que com embalagens de vidro, metal ou plástico pré-formado e, conseqüentemente, fazem-se menos viagens.
A embalagem longa vida permite ainda economia significativa de energia nos supermercados, que não necessitam de sistemas de refrigeração para armazenar o produto.
VIDRO
Vantagens
Extremamente vantajoso do ponto de vista da interação com o alimento: totalmente inerte não transmitindo qualquer odor ou sabor e não sendo susceptíveis a originar migrações dos seus