Qualidade da agua
A demanda por água de boa qualidade tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas em razão do crescimento desordenado da população. Segundo Sperling (1996), poluição das águas, é a adição de substâncias ou de formas de energia que, diretamente ou indiretamente, alteram a natureza do corpo d'água de uma maneira que prejudiquem os legítimos usos que dele são feitos.
Lançamento Pontual
Lançamento Difuso
Atividades Rurais: Agricultura e Pecuária
Importância da preservaçao das florestas.
Neste contexto, objetivou-se com este trabalho, avaliar a qualidade da água na bacia hidrográfica do ribeirão Lavrinha, ao longo do tempo, por meio do índice de qualidade de água proposto pelo IGAM (IGAM, 2003), e associar os resultados, ao uso dos recursos naturais e verificar o provável enquadramento do ribeirão em classes estabelecidas pela Resolução CONAMA 357/05.
A região da Serra da Mantiqueira abriga as nascentes dos principais rios do Sudeste do Brasil. Constitui-se em uma região importante do ponto de vista ambiental e sua antropização tem provocado preocupações constantes no tocante à capacidade de manutenção do escoamento e na qualidade dos recursos hídricos superficiais. A área monitorada é denominada bacia hidrográfica do Ribeirão Lavrinha (BHRL) e está localizada na região da Serra da Mantiqueira, próxima ao município de Bocaina de Minas – MG, situando-se entre as coordenadas 22º07’S e 22º09’S de Latitude e 44º26’20”W e 44º29’W de Longitude. A altitude varia de 1144m e 1739m, possuindo uma área de drenagem de 687 ha e declividade média de 35%. Está situada em uma das unidades da bacia hidrográfica do Rio Grande, denominada Alto Rio Grande, a qual está incorporada na Unidade de Planejamento de Gestão dos Recursos Hídricos GD1 (UPGRH - GD1).
Ribeirão Lavrinha - MG
Os parâmetros pH, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade elétrica e salinidade foram analisados no campo com o auxilio de um equipamento