Seminário têxtil
Na medida em que a sociedade neste composto mercado manifesta uma demanda negativa, devido aos processos serem muito poluentes, há impacto na indústria, política e economicamente. Portanto, fala-se muito sobre sustentabilidade, e desenvolvem-se novas tecnologias, no que diz respeito a lavagens de ozônio e tingimento com corantes a base de água. Estes são diferencias que esta indústria deve contemplar a fim de ir ao encontro dos interesses sociais, além de agregar valor aos seus produtos, estes processos garantem que a indústria esteja em regularidade.
Históricos do segmento:-
LAVANDERIA
Levis Strauss e Jacob Davis criaram a primeira calça jeans em 1853. Era uma calça usada por trabalhadores de minas, e por isso, uma peça rígida e desconfortável.
Por volta de 1880, começam as primeiras lavagens em jeans, porém domésticas, apenas com máquina de lavagem e centrífuga. A partir desta ideia, surge a lavanderia industrial, que amacia e diferencia (rasgos, puídos, estonagem, entre outros) o jeans dando conforto e modernidade as peças.
TINGIMENTO
Primeiramente considerado um processo químico, foi na França no século XVIII que o tingimento obteve diversos estudos e teorias. É um processo bastante complexo, pode ser sintetizado em três etapas: a difusão do corante no banho de tingimento para a superfície da fibra, a absorção do corante na superfície da fibra e a difusão do corante da superfície da fibra para seu interior.
Maquinários, tecnologias e formas de produção:-
LAVANDERIA
Caldeira (muita água quente e vapor), máquinas de processar e de secagem.
Centrifuga
Lavadora Horizontal
Secadora
TINTURARIA
Para malharia: máquinas de tingimento, turbinar, secar e calandra para enrolar (também com caldeira para vapor). Para tecido plano: máquina de tingimento e secagem.
Lavadora Horizontal
Calandra
E máquinas variadas de tinturaria
Fornecedores do setor:-
PARI Tinturaria – Existe há quase um século,