Qualidade 2
ORGANIZAÇÃO, GESTÃO E FINANCIAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES COLETIVOS E URBANOS
O objetivo do presente artigo é apresentar um breve relato das experiências de alguns países em relação ao assunto ( França, Alemanha, Holanda, Espanha e outros).
Já o capítulo da Evolução dos Sistemas Logísticos, fala sobre o período de desenvolvimento dos processos logísticos na idade Antiga (Egito, Grécia, China, Mesopotânia).
A Evolução dos Sistemas Logísticos , deu-se um “boom” após os anos 90, sendo hoje considerada uma das áreas mais férteis e prósperas dos negócios e fonte de oportunidades de desenvolvimento de carreiras.
Na internacionalização da economia e logística internacional intensifica as atividades comerciais entre países. Apresentam-se fatores que impulsionam a logística, como:
- Gestão de cadeia de suprimentos: controle logístico deixou de ser restrito internamente e passou a ser de toda a cadeia.
- Integração Econômica e Regional: intuito de derrubar barreiras alfandegárias e burocráticas do comércio exterior.
- Avanços Tecnológicos: representa um fator de contribuição a recente explosão das operações internacionais.
A organização , gestão e financiamento de sistemas de transportes urbanos são bastante diferenciados país a país. Cada país se organiza conforme sua política de transporte.
Possuem também barreiras a integração da economia mundial:
- Barreira física: prática européia.
- Barreira legal: prática japonesa.
- A exigência do Nafta: tarifas alfandegárias.
- Barreiras financeiras: voltada a mercados internacionais.
- Barreiras culturais: depende dos fatores culturais da região.
Importância da logística no mundo contemporâneo, é cada vez mais necessária, pois a gestão correta da logística permite diminuir drasticamente os custos de distribuição. A inflação, o consumismo e a ecologia serão forças que autuam para prestigiar a logística ( BALLOU 1993).
Finalizando este tópico, mostra que a