Qual é a sua obra
Autor: Mario Sergio Cortella
A cada dia que passa o ser humano tem gana de ser algo , porem sem que não tivemos sequer tempo ou maturidade para desenvolvermos. Mas na verdade é que hoje o tempo passa muito rápido e nos exige cada vez mais, e cada dia fica mais complicado de se dedicarmos como deveríamos.
Estamos hoje com uma vida carregada tanto com a vida social, trabalho, família que transitamos por um momento carregado e ao mesmo tempo carente com relação aos nossos valores. Hoje a carência nada mais é do que a necessidade da realização pessoal (obra).
Hoje muitas vezes a palavra trabalho é associada a castigo, muitas vezes colocamos até em rede social , efin sexta nós nunca vamos parar de trabalhar, afinal nem é possível parar a nossa obra, seja a obra aquela que nos faz para continuar a existir ou para ter reconhecimento. Se veja naquilo que fazemos e não naquilo que pensamos.
A palavra trabalho em latim significa labor, a ideia de tripalium aparece dentro do latim vulgar que significa forma de castigo. Mas temos que substituir isso
Pela idéia de obra, que os gregos chamam de poiesis, que significa minha obra, aquilo que faço, que construo, aquilo em que me vejo.
Nós precisamos se ver naquilo que faz, do contrario ficaremos completamente alienados ( A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação. Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios )
Todas façamos algo que não permite reconhecimento se torna estranho.
As pessoas costumam dizer “não estou me encontrando naquilo que faço” e que na verdade o trabalho exige reconhecimento a toda hora e todo momento, precismos a todo momento nos conhecer de novo.
Quando se pensa num trabalho de qualidade de vida numa empresa, se pensa num trabalho que não seja alienado.
Por que algumas pessoas que às vezes não são bem remuneradas e