qual o tema do editorial
RE: O texto trata do mau uso da linguagem, e ressalta que falar muito não significa ter conhecimento sobre o assunto abordado, podemos confirmar isso com os seguintes trechos do texto:
“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu” ( o seguinte trecho demonstra que o mau uso da linguagem atinge também o judiciário)
“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta”.
2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
2) Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.
RE: O primeiro trecho exige do leitor atenção, e conhecimento para entender o que seria uma peça oratória, que em uma explicação mais simples é a maneira mais simples de passar esta informação á frente.
Já no segundo trecho ele quer dizer que se o judiciário fosse tivesse uma linguagem mais acessível, os benefícios seriam incalculáveis.