Qual o caminho para tornar as reuni es produtivas
Os líderes devem se encontrar com seus liderados e com seus superiores regularmente para debater assuntos mercadológicos e para saberem como estão os acontecimentos na empresa.
No mundo corporativo uma das ações mais comum são as reuniões, as quais você, líder, deve evitar o excesso. Reuniões são necessárias no mundo dos negócios, pois devem serem encontros preparados com o intuito de se discutir temas com pessoas envolvidas em determinado processo e tomar decisões, de forma simples e transparente.
O líder deve requerer a participação de todo o grupo na tomada das decisões. É essencial ouvir a todos presentes nos encontros, porém com foco no assunto principal, escutar denota ter a aptidão de receber o que o outro quer expor do formato mais próximo à que ele está sentindo e pensando.
O erro sucede quando as reuniões são conduzidas com intuito de discutir todo e qualquer assunto e não tem um escopo claro a ser abordado. Isso leva ao prejuízo de tempo a todos, a incredulidade nos resultados da reunião.
Normalmente as reuniões não podem passar de duas horas, têm que apresentar um prefácio, depois expor o assunto principal, o qual é discutido e os colaboradores presentes discorrem sobre o tema com suas visões e opiniões, até se chegar a uma conclusão.
Reuniões feitas em até 30 minutos ou menos podem ser mais produtivas, porém, para isso todos os presentes precisam ser objetivos e não aproveitar a oportunidade para trazer em pauta outros assuntos alheios ao tópico da reunião.
As reuniões se fazem bem sucedidas quando algumas premissas são seguidas:
Procure definir um horário para o início e o término da reunião;
Deixe o objetivo claro, apresentando o que se pretende alcançar com o resultado ao final da reunião;
Determine previamente e mande a todos os participantes a finalidade, o que será discutido na reunião e o papel de cada participante;
Se foi você que recomendou a reunião, assuma a liderança do encontro e não