SAIBA TUDO SOBRE A DISGRAFIA
Publicado em 09 de Sep de 2014 por Marília Alencar | Comente!
Muitas vezes tida como desleixo, a disgrafia é uma disfunção que afeta crianças a partir de 5 anos de idade, mas pode ser corrigida
Texto Ivonete Lucirio/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Marília Alencar
O que é disgrafia
(Foto: Shutterstock)
Mais sobre filhos e família
Chance de filhos serem obesos como os pais é de 80%
5 dicas para cuidar da voz e audição das crianças
Bullying: A importância do diálogo entre pais e filhos
Como escolher a cadeirinha de viagem para seu filho
Desleixo, falta de capricho ou de atenção. Alguns pais podem ter essa impressão ao olharem a lição de casa dos filhos, cheia de garranchos. Ok, em certos casos a letra feia pode mesmo ser resultado da correria, da vontade de terminar logo a atividade para brincar ou da atenção focada na televisão e na conversa dos adultos. Mas não se deve tirar uma conclusão apressada, pois nem sempre o problema é tão simples assim. A criança pode sofrer de disgrafia que, de forma bem simples, pode ser explicada como a dificuldade em escrever de forma legível. “Esse distúrbio não está associado a deficiências neurológicas, mas sim funcionais”, explica a psicopedagoga Regina Célia Pironatto, que atende crianças com dificuldade de aprendizagem no Núcleo de Atendimento Educacional Santa Gertrudes, na cidade de mesmo nome no interior de SP.
Ou seja, o cérebro funciona perfeitamente, a dificuldade está em passar para o papel o que foi aprendido mesmo que se conheça bem a língua, e em coordenar mão e punho para colocar no papel o que ela está tentando expressar. “Esse tipo de distúrbio se manifesta normalmente após os 5 anos, quando a coordenação motora fina passa a ser mais requisitada com a alfabetização”, explica Regina. Em adultos, ela pode aparecer também, mas geralmente é causada por um trauma cerebral, como um acidente vascular cerebral (AVC) ou estresse intenso.
Entre 5 e 7 anos, a criança ainda não