Qual a importância de promover alimentação saudável no trabalho
Autor: Neusa F. Moura*
A nossa alimentação tem a função de fornecer ao nosso corpo os nutrientes que precisamos para o funcionamento adequado do organismo, ou seja, para o funcionamento adequado de nossos órgãos e tecidos, principalmente o nosso cérebro.
O raciocínio, a concentração, a memória e outras habilidades necessárias em um dia de trabalho dependem do fornecimento de nutrientes específicos. Portanto, o desempenho do profissional vai depender da qualidade de sua alimentação. Esta qualidade também vai interferir em outros fatores que influenciam a produtividade no trabalho, como o condicionamento físico, a disposição, a prevenção de doenças, dentre outras.
A anemia, por exemplo, é uma doença causada por falta de ferro na alimentação e afeta de 2 a 3 bilhões de pessoas no mundo. Essas pessoas com anemia apresentam uma queda de aproximadamente 30% em sua capacidade física de trabalho.
Além da qualidade da alimentação, também é importante ter uma preocupação com a quantidade. O consumo excessivo de alimentos no almoço, por exemplo, pode causar sonolência por causa da dificuldade na digestão, prejudicando o desempenho no trabalho. A longo prazo, esse excesso de alimentos no dia-a-dia também pode causar doenças crônicas, como a obesidade e a hipertensão, que levam ao aumento das faltas no trabalho e também aumentam os custos da empresa com plano de saúde.
Por outro lado, pessoas que consomem uma quantidade menor do que precisam também podem prejudicar seu rendimento no trabalho por sentirem fraqueza ou má disposição. Isso é comum em pessoas que fazem dietas para perda de peso sem orientação profissional ou pessoas que pulam refeições como o café da manhã ou o almoço.
Um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho concluiu que a alimentação inadequada no trabalho estava causando uma redução de até 20% na produtividade econômica de alguns países. O estudo