Tendências pedagogicas no brasil
Já na Tendência liberal renovada progressivista o intuito é preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade. Se na tendência liberal tradicional , a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista defende-se a ideia de “aprender fazendo” portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo ao meio natural e social, levando em conta os interesses do aluno.
A Tendência liberal renovada não-diretiva focava a formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Priorizava os processos de desenvolvimento das relações e da comunicação, deixando em segundo plano a transmissão de conteúdos. Cada professor desenvolvia um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos. Essa pedagogia propunha uma educação centrada no aluno, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas que lhe permitam desenvolver características inerente à sua natureza.
Na Tendência liberal tecnicista a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas especifica. Frisando conhecimentos para indivíduos interagissem com maquinas. O material didático vinha todo sistematizado. Nesta tendência, cada individuo tinha seu papel bem