Qual solo é mais adequado para construção civil? por quê?
Na fundação em estaca o solo arenoso é difícil de cravar frente ao atrito lateral. Em terrenos molhados, é preciso fazer cravação a ar comprimido, o solo siltoso é usual, por ser possível tirar partido tanto do atrito lateral quanto da resistência de ponta para absorver a carga. Já o solo argiloso usual, mas a estaca geralmente precisa atingir profundidades maiores para aumentar capacidade de carga.
Em cortes e taludes sem proteção o solo arenoso não é recomendável, pois o talude fica muito instável, o solo siltoso é possível, mas é preciso levar em conta a coesão e o ângulo de atrito para dimensionar o talude. A altura de corte é menor do que para as argilas. Já o solo argiloso é possível devido à grande coesão e estabilidade.
Nos esforços em escoramento o solo arenoso tem esforços maiores, levando à necessidade de escoramento contínuo, no solo siltoso o comportamento é idêntico ao solo arenoso. Já no solo argiloso os Esforços são menores, o escoramento pode ser bem espaçado e não contínuo.
Os recalques frente às cargas no solo arenoso são imediatos à aplicação das cargas, mas podem ocorrer posteriormente devido à mudança do lençol freático, nos solos siltosos intermediário ente areia e argila. Já no solo argiloso os recalques são extremamente lentos, podem levar décadas para ocorrer à estabilização.
No uso para adensamento e compactação o solo arenoso desenvolve-se, para o adensamento ocorre