Qual funcao dos erp na empresas
Enterprise Resource Planning. Até o final da década de 90 poucos eram os conhecedores desta tecnologia no Brasil. Nesta época, o uso dos sistemas de informações era limitado às grandes corporações, devido ao alto custo aliado a falta de conhecimento da sua real utilidade. Também conhecido pela sigla ERP, trata-se de um pacote de ferramentas com aplicações que interligam todos os processos de uma empresa.
Com o passar do tempo, o conhecimento sobre os ERPs foi difundindo-se entre as organizações de menor porte, e a tecnologia começou a ganhar popularidade. Era o início de um novo nicho de mercado chamado Small Business, cuja demanda fez com que as desenvolvedoras de software passassem a produzir sistemas voltados à necessidade das pequenas e médias empresas.
Os sistemas ERPs são geralmente formados por módulos integrados, e automatizam todos os processos de uma organização abrangendo desde o controle de receitas, fluxo de caixa, markup, inadimplência, controles financeiros de contas a pagar e contas a receber até o controle de estoques, perdas, custos e de produção, entre outras áreas. Isto significa toda a atividade da empresa fluindo dentro de uma mesma ferramenta que oferta informações de cada operação em tempo real. Além de eliminar os relatórios em papel oferece uma enorme gama de informações através de relatórios eletrônicos e gráficos. E são estas informações que irão servir de base à tomada de decisões gerenciais.
Atualmente, possuir esta tecnologia passou a ser um fator de sobrevivência das companhias, pois é ela que mede todos os resultados da empresa. Por funcionar de forma integrada com todos os departamentos, o ERP traça relatórios diários dos mais variados processos como: Que clientes não estão pagando, qual o custo de matéria-prima, que produto está dando prejuízo, que pedidos foram entregues fora do prazo, como está o desempenho de cada vendedor, ou seja, a empresa sabe diariamente tudo que está