Unopar
SUMÁRIO
2 INTRODUÇÃO 3
4 DESENVOLVIMENTO 9
5 CONCLUSÃO 28
6 REFERÊNCIAS 29 2 INTRODUÇÃO
2.1 Sistemas integrados de Gestão:
Conceitos iniciais:
O sistema de informação tem como o objetivo de automatizar os diversos processos empresariais, visando aumentar o controle e a produtividade, bem como fornecer suporte a decisão. Tanto os SPTs quantos os SIGs são compostos por bancos de dados, os quais normalmente não se comunicam. Isso acontece porque, em muitos casos, não possuem integração entre si; cada processo é um sistema isolado. Diversos problemas empresariais surgem nesse cenário, dentre os quais podemos destacar a redundância de dados, o retrabalho e a falta de integridade das informações.
Redundância de dados:
Quando possuímos diversas bases de dados, é comum que, em algumas, eles sejam repetidos, pois vários processos podem fazer uso do mesmo dado. Por exemplo, as informações a respeito de um funcionário estão contidas na base de dados dos sistemas financeiros, de recursos humanos de produção. Logo, essa repetição “desnecessária” acaba gerando redundância.
Retrabalho:
É outro problema gerado pela falta de integração entre o sistema é o retrabalho, que consiste em lançar ou atualizar um mesmo dado em mais de um sistema. Caso um funcionário informe ao setor de recursos humanos uma mudança de endereço, por exemplo, as mesmas informações devem ser comunicadas aos sistemas financeiros e de produção. O retrabalho tem como uma de suas conseqüências mais grave a perda de produtividade por parte dos usuários dos sistemas, pois estes, ao invés centralizarem seus esforços em atividades que agregam valor, ocupam se em digitar dados repetitivos.
Falta de integridade de informação:
Por conseqüências dos dois problemas anteriores,