QUAL CASA A SUA
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/qual-casa-e-a-sua/teo lo gia
QUAL CASA É A SUA ? digg Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edif icando uma casa, cavou, abriu prof unda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edif icou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que f oi grande a ruína daquela casa. (Lucas 6:47-49)
O texto acima descreve a comparação usada por Jesus para def inir uma pessoa que pratica seus ensinamentos e outra que apenas os ouve. Embora o sentido original tenha sido este, gostaria de sugerir que pensássemos na situação das f amílias em nossos dias.
No versículo 48, é apresentada por Jesus uma casa, que f ora construída com cuidado e atenção, com f undamento sólido e prof undo, cujos ventos e as tempestades, por mais rijos que f ossem, não podiam abalá-la de f orma alguma. Esta é a casa de verso 48. Já no seguinte, Jesus f az ref erência a uma casa que, embora construída, nota-se f ragilidade e descaso no processo de sua construção, o que resultou em desabamento após situações inesperadas que surgiram contra aquela casa. A esta, daremos o número 49.
Embora o texto se ref ira a uma casa no sentido literal, podemos aplicar a expressão “casa” ao contexto de uma f amília. A partir desta aplicação, pergunto: Qual é a sua casa? A de número 48 ou 49?
Antes de tudo, para não f alharmos no quesito honestidade, precisamos admitir que uma casa não se def ine apenas pelas paredes levantadas – o que aparentemente se vê. Por isso, é de suma importância observar seu alicerce, onde e como está seu f undamento. Portanto, assim como uma casa sem alicerce pode aparentar o que não é de f ato, da mesma f