Quais são os fatores que mantém a motivação para a prática regular de exercícios físicos
A sensação de conforto durante a atividade física é um fator determinante para a aderência. Se há qualquer elemento limitante desse conforto, é recomendável compensá-lo. Por exemplo, se a pessoa sente-se constrangida de se expor entre outros praticantes devido aos trajes esportivos (problema comum para obesos em modalidades aquáticas) ou ao tipo de movimento que irá realizar, esse desconforto pode ser aliviado com o uso de roupas mais discretas, ou com a companhia de uma pessoa amiga ou com a transferência do treino para um horário de menor circulação de pessoas no local da prática. Ouvir música durante a atividade também é um fator desinibidor do desconforto psicológico que a prática em locais públicos pode causar em alguns.
Outro fator que facilita a manutenção e a aderência à prática do exercício físico é o envolvimento do praticante com exercícios físicos e esportes em seu histórico pessoal. Os" hábitos anteriores de prática de exercícios criam um sentimento de familiaridade, o que confere ao praticante auto confiança e auto motivação para a prática atual. E estes são sentimentos essenciais para a constância na prática do exercício físico.
A auto motivação é a capacidade de realizar atividades impulsionada pelas crenças pessoais, sem grande dependência de incentivos externos, como aparência, saúde ou reconhecimento social. A auto motivação é mais pronunciada quando a pessoa não guia suas ações pelas falhas e toma a atividade a que se propõe como um elemento de prazer em seu cotidiano. A auto confiança é resultado de um comportamento menos crítico em relação a si mesmo e à atividade que realiza. A auto confiança é abalada quando se é muito severo em relação aos próprios comportamentos, o que, em geral, advém da falta de experiência e da comparação excessiva com o comportamento de outras pessoas, muitas vezes seguindo padrões irreais. Para melhorar a auto confiança,