Quais os pigmentos da clorofila
Quais os pigmentos que existem nos cloroplastos?
Introdução:
A fotossíntese é um importante processo nutritivo que ocorre desde os seres vivos mais simples, como as algas, até os organismos complexos. A fotossíntese consiste em transformar a energia luminosa em energia química, é quando a planta sintetiza substâncias orgânicas apartir de água, dióxido de carbono e luz, transformando-as em glicose e oxigénio.
Os órgãos das plantas adaptados para a fotossíntese são as folhas. Nas células das folhas encontramos os cloroplastos e no interior dos cloroplastos, encontramos o pigmento verde, a clorofila que é responsável pela absorção da luz.
Com esta experiência pretendemos ver quais os pigmentos que existem nos cloroplastos.
Material: * Tabuleiro; * Álcool etílico; * Frasco com areia; * Tesoura; * Caixa de petri; * Funil; * Almofariz; * Vareta; * Folhas de espinafres; * Papel de filtro; * Proveta; * Espátula;
Procedimento experimental:
Com a tesoura cortámos as folhas de espinafres e colocámo-las dentro do almofariz.
Com a espátula juntámos um pouco de areia fina aos espinafres para ajudar na trituração.
Com os espinafres devidamente esmagados juntámos um pouco de álcool etílico à preparação e agitámos com a vareta para dissolver os pigmentos dos espinafres.
Enrolar o filtro em forma de ‘funil’ e colocá-lo dentro do funil de vidro.
Colocámos o funil de vidro na proveta e fazer filtração.
Depois da filtração estar completa, passámos o líquido filtrado para a caixa de petri.
Em seguida colocámos meio filtro na vertical dentro da caixa com a intenção de que este absorvesse o líquido para chegarmos ao resultado.
Resultados:
Conclusões:
Através da experiência realizada podemos observar os diferentes pigmentos presentes nas células das folhas de espinafres.
Quando o papel de filtro tocou no líquido filtrado, ascendeu pelo papel e pudemos