Resumo sobre controladoria
Com todos esses eventos citados, ocorreu o desenvolvimento na racionalização e organização do trabalho, corroborando com estes o aparecimento dos direitos e garantias trabalhistas. As empresas são vistas, hediornamente, como sistema complexo de interações sociais, e quanto mais complexo um sistema de interações humanas, mais problemas surgiram neste sistema. Os processos sociais mais conhecidos são: interação, contato, cooperação, acomodação, assimilação, competição e conflito.
Aqui, pois, aparece a controladoria como um meio de coordenar comportamento através dos sistemas de controle gerenciais. Estes, também, influenciam o comportamento das pessoas na tentativa de alinhar os objetivos dos participantes com os objetivos da empresa, tendo como meta o cumprimento de sua missão que é sua razão de ser.
E surge a pergunta: Quais os aspectos comportamentais gerados em conseqüência da influência da controladoria? Com base na questão formulada, definiu-se como objetivo geral Analisar a percepção do controller e de integrantes de outros departamentos, tais como o de vendas, suprimentos, recursos humanos, produção, faturamento, expedição, manutenção, requalificação entre outros. Tendo como objetivos específicos Verificar quais os setores que apresentam maior resistência à implantação de uma controladoria, bem como suas ações; Identificar quais os fatores de resistência que são mais impactantes na constituição da unidade controladoria; e Apresentar estratégias e ações deliberadas pela controladoria no intuito de promover a integração e adesão dos integrantes da empresa a este projeto.
Comportamento humano é a expressão da ação manifestada pelo resultado da interação de diversos fatores internos e externos