Quais aspectos da diversidade que se evidenciam nas relacoes entre os estudantes?
Seria bem mais fácil não precisar pesquisar sobre alguém, suas origens, menos trabalhoso se esse for igual a nos, pertencer ao mesmo grupo de amigos, nascidos de um mesmo local, com as mesmas tradições e costumes, isto bastaria.
No entanto, quando deparamos com situações que fogem do nosso cotidiano e precisamos nos deslocar daquele lugar, daquilo que era o nosso porto seguro e precisamos nos adequar ao novo, a tudo aquilo que nos amedronta e onde teríamos que abrir mao do passado, do melhor lugar e criar um novo pra mim nesse novo mundo. Quais seriam meus medos, meus anseios, e será que conseguiria me adaptar a tais mudanças?
Essas perguntas têm feito parte de um projeto de Ação na escola em que trabalho, com alunos de turmas diversas dos anos finais, pois moramos em uma cidade onde há muito trabalho e pessoas que como eles e suas famílias vêm para conquistar o seu lugar, em busca de sonhos de uma vida melhor, menos sofrida e garantia de um bom futuro para seus filhos.
Percebi que essa escolha tem um alto preço e vejo nesses meninos, considerados imigrantes, a perda de identidade, pois para não se sentirem deslocados devem se incluir e às vezes abrir mao de seus princípios. Isso quando não sofrem algum tipo de preconceito pelo tipo de se vestirem, conversarem e ate mesmo de suas culturas.
Mas foi ai que percebemos que e importante essas diferenças e que através delas nos completamos. Se pra eles era difícil estar em uma terra diferente e sofrer por serem diferentes, da mesma forma os nativos também se sentiam diferentes e discriminados pelas impressões que causariam.
Trabalhamos a