Combate a incêndio
1. INTRODUÇÃO
O efetivo controle e extinção de um incêndio requer um entendimento da natureza química e física do fogo. Isso inclui informações sobre fontes de calor, composição e características dos combustíveis e as condições necessárias para a combustão. O fogo ou combustão pode ser conceituado como uma reação química (processo) de oxidação rápida, auto-sustentável, acompanhada pela produção de calor, luz, fumaça e gases em intensidades variáveis. Para efeito didático, adota-se a figura do tetraedro (quatro faces) para exemplificar e explicar a combustão, atribuindo-se, a cada uma das faces, um dos elementos essenciais da combustão. Os quatro elementos essenciais do fogo são o calor, o combustível, o comburente e a reação em cadeia.
1.1 CONSIDERAÇÕES SOBRE O ELEMENTO “CALOR”
Forma de energia que eleva a temperatura. É gerada da transformação de outra energia, através de processo físico ou químico. O calor pode ser descrito como uma condição da matéria em movimento, isto é, movimentação ou vibração das moléculas que compõem a matéria. As moléculas estão constantemente em movimento. Quando um corpo é aquecido, a velocidade das moléculas aumenta e o calor também aumenta. O calor é gerado pela transformação de outras formas de energia, a saber, energia química (a quantidade de calor gerado pelo processo de combustão), energia elétrica (o calor gerado pela passagem de eletricidade através de um condutor, como um fio elétrico ou um aparelho eletrodoméstico), energia mecânica (o calor gerado pelo atrito de dois corpos) ou energia nuclear (o calor gerado pela quebra ou fusão de átomos).
1.1.1 EFEITOS DO CALOR
O calor é uma forma de energia que produz efeitos físicos e químicos nos corpos e efeitos fisiológicos nos seres vivos. Em conseqüência do aumento de intensidade do calor, os corpos apresentarão sucessivas modificações, inicialmente físicas e depois químicas. Assim, por exemplo, ao aquecermos um pedaço de ferro,