rodrigo não sabe oque acontece aqui
ESTRATÉGIA DE PROJETOS EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL
Ricardo Fernandes Pátaro1 - Unespar/Fecilcam
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro2 - Unespar/Fecilcam
Resumo:
A partir de dados coletados em pesquisa de Mestrado, o trabalho discute alternativas no ensino de História com base na estratégia de projetos em uma perspectiva de transversalidade. Tal prática pedagógica articula conteúdos escolares a temáticas de relevância social, contemplando tanto a instrução quanto a formação ética. Ao analisar as possibilidades desta prática pedagógica, o texto discute o ensino de História a partir de projeto cuja temática abrangeu as diferenças culturais, voltada em especial para a cultura indígena – em atendimento à Lei n° 11.645, que prevê a inserção da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo. São analisadas atividades desenvolvidas em sala de aula, que partiram de problemáticas trazidas pelos estudantes, visando a reflexão sobre as diferenças culturais e a abordagem de eixos temáticos da disciplina de História. Os resultados apontam que a estratégia de projetos pautada na transversalidade possibilita a problematização e compreensão de questões voltadas para a cultura indígena articuladas ao ensino de História.
Palavras-chave: Ensino de História. Cultura indígena. Transversalidade. Estratégia de Projetos.
Introdução
O presente texto parte de resultados de pesquisa de mestrado e tem a intenção de analisar as possibilidades de trabalho no ensino de História, a partir de um projeto desenvolvido com crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, envolvendo a temática das diferenças culturais, com destaque para a cultura indígena.
O trabalho com projetos em uma perspectiva transversal considera os conteúdos escolares como meios para se atingir, com os alunos e alunas, uma formação voltada para o exercício da cidadania e a construção de valores como democracia, justiça e