Quais as principais epópeias que temos conhecimento
Um dos elementos fundamentais dos mapas modernos é a presença de uma escala, que permite determinar as dimensões reais dos objectos cartografados e medir distâncias (a escala é um quociente entre a medida no mapa e a medida real correspondente). Quanto maior for a escala, menor é o detalhe, ou seja, mais amplas e gerais serão as informações do mesmo. Há também mapas que apenas representam a posição relativa dos objectos e não permitem retirar conclusões sobre as distâncias entre eles. Um mapa político mostrará as fronteiras ou outras divisões administrativas.
Mapa político
Um mapa político (ou mapa-múndi político) serve para identificar as divisões administrativas e políticas de uma região.
Representa, com informações do mapa físico, a maneira como o mundo está dividido: países, estados e cidades, entre outras denominações. Utiliza, principalmente, o símbolo "linha" para identificar fronteiras e o símbolo "ponto" para identificar cidades.
Mapa de Relevo
É aquele que mostra as planícies, montanhas, serras, picos, enfim, tudo que se refere ao relevo de uma região. Existem também os mapas hidrográficos que mostra os rios, lagos etc. Os mapas climáticos mostram as tendências climáticas de uma região com as correntes de vento etc.
Mapas de hidrografia
A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo, portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. A grande parte da reserva hídrica mundial (mais de 97%) concentra-se em oceanos e mares, com um volume de 1.380.000.000 km³. Já as águas continentais representam pouco mais de 2% da água do planeta, ficando com um volume em torno de 38.000.000 km³.