ORIGEM DA VIDA
CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: Literatura
PROFESSORA: Raquel Marinho
Gêneros Literários
Nova Iguaçu
2014
Gênero Lírico
O termo “lírico” vem do latim (lyricu) e quer dizer “lira”, um instrumento musical grego. Durante o período da Idade Média os poemas eram cantados e divididos por métricas (a medida de um verso, definida pelo número de sílabas poéticas). A combinação de palavras, aliterações e rima, por exemplo, foram cultivadas pelos poetas como forma de manter o ritmo musical. Logo, essa é a origem da métrica e da musicalidade na poesia. A temática lírica geralmente envolve a emoção, o estado de alma, os pensamentos, os sentimentos do eu-lírico, e também os pontos de vista do autor e, portanto, é inteiramente subjetiva.
Esse gênero é geralmente expresso pela poesia, contudo, não é toda poesia que pertence ao gênero referido, já que dependerá dos elementos literários inseridos nela.
Quanto à forma, da Idade Média aos dias de hoje, o estilo de poema que permaneceu com intensidade foi o soneto, poesia rimada, composta por quatorze versos, dois quartetos e dois tercetos, com métrica composta de versos decassílabos (dez sílabas) e versos alexandrinos (12 sílabas).
Quanto ao conteúdo, predominantemente subjetivo, destacam-se:
•
•
•
•
•
•
•
Poesia: Sua essência é a harmonização da palavra.
Ode: Composição calorosa e sonora.
Sátira: Texto que escarnece de alguém ou de um determinado contexto.
Hino: Criação que louva ou engrandece algo. Por exemplo, uma nação ou uma divindade.
Soneto: Poema com 14 versos: dois quartetos e dois tercetos.
Haicai: Poemas japoneses, desprovidos de rima, compostos geralmente por três versos.
Acróstico: Poesia na qual as primeiras letras de cada verso, ou em alguns casos as da posição central ou as do final, compõem, na vertical, um ou mais nomes, uma ideia, axiomas, entre outras concepções. Exemplo de texto Lírico:
“O que