Quais as implicações de um transporte para o polo industrial de Manaus (AM)
Disciplina: Introdução a Logística
Profª. Maciel de Queiroz
Curso: Logística
Nome: Cibele Ferreira da Silva RGM: 339206
Quais as implicações de um transporte para o polo industrial de Manaus (AM)
A logística possibilita adquirir um produto em qualquer parte do mundo, principalmente, devido aos modernos sistemas de transportes que facilitam as atividades das empresas.Um sistema de transporte é constituído pelo relacionamento entre os vários modos de transportes utilizados, o elemento transportado e as instalações complementares como armazenagem, centros de distribuição e terminais de cargas.Devemos considerar primeiramente o tipo de carga que seria, pois depende disso a escolha do modal contratado.
Se considerarmos o transporte de carga à Manaus, o principal modal é o Hidroviário, devido às características físicas, seguido pelos modais Rodoviário e Aeroviário. A rede Ferroviária tem uma estrutura limitada, por isso é pouco utilizada.
A bacia do Amazonas/Solimões e a Tocantins/Araguaia são os mais utilizados para transporte hidroviário na Amazônia. Possuem cerca de 13 mil Km de áreas navegáveis e movimentam 20% de cargas nesse modal.O papel da rede rodoviária é complementar a hidroviária, mas é a menor da região brasileira, com 25,9 mil Km de extensão.No estado do Amazonas, a maior parte dos povoados está localizada à beira dos rios, sendo difícil o deslocamento terrestre entre eles por causa da floresta e do emaranhado de rios, furos, igarapés, igapós etc.
A rede ferroviária conta com quatro estradas de ferro em operação: Carajás, Jarí, Trompeta e Amapá. Todas elas foram construídas para atender a projetos específicos de exploração mineral.
Como foi dito anteriormente, deve-se considerar o tipo de carga que será transportado. E a precária rede de transporte para Manaus é um problema.
Por ter o modo hidroviário como principal meio, o investimento feito seria muito alto e o tempo de entrega seria elevado. A capacidade de