quadro
1- Caracterize os poríferos quanto ao hábitat e ao modo de vida.
R.: Quanto ao hábitat, todos os poríferos são aquáticos. A maioria vivem no mar, em águas costeiras, rasas e quentes, geralmente fazendo parte da comunidade dos recifes de corais. Quanto ao modo de vida, crescem aderidos á substratos submersos( madeira, rochas, conchas etc) e praticamente não se movimentam, o que caracteriza um modo de vida séssil.
5- Com relação à reprodução sexuada dos poríferos, responda: a) As espécies são monóicas ou dióicas? b) A fecundação é externa ou interna? c) O desenvolvimento é direto ou indireto?
R.: a) A maioria das espécies é monóica, ou hermafrodita. Há também espécies dióicas (de sexos separados) b) na maioria dos poríferos, espermatozóides que entram no corpo da esponja-fêmea fundem-se a coanócitos, que se transformam em amebócitos e se deslocam até o óvulo, onde ocorre a fecundação. c) Em muitas espécies, a blástula flagelada liberada pelo corpo da esponja genitora logo se fixa a um objeto submerso e origina diretamente uma nova esponja semelhante à original. Fala-se nesse caso, em desenvolvimento direto, porque a blástula desenvolve-se diretamente em um organismo jovem bastante semelhante aos adultos. Algumas espécies de esponja apresentam desenvolvimento indireto; a blástula origina um organismo bastante diferente da forma adulta, uma larva chamada anfiblástula.
FILO CNIDARIA (cnidários ou celenterados)
1- Caracterize os cnidários quanto ao hábitat e modo de vida.
R.: A maioria dos cnidários é marinha; poucas espécies vivem em lagos e rios de água doce e limpa. As anêmonas-do-mar e os corais são sésseis, vivendo fixados a objetos submersos. As águas-vivas nadam ativamente e as caravelas flutuam nas correntezas. Umas poucas espécies de cnidários são parasitas externos do corpo de peixes.
3- O que é mesogléia e qual a sua função?
R.: É a massa gelatinosa secretada por certas células da epiderme