Quadro dos fisiologistas
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA RAÍZES DOS PENSAMENTOS PSICOLÓGICOS
Quadro de Fisiologistas
Camila Almeida, B, manhã.
Curitiba
2015
Fisiologistas
Contribuições
Johannes Muller (1801 – 1858)
Muller foi uma influencia para tornar a fisiologia em uma disciplina voltada aos experimentos, por justamente ser defensor do método experimental. Publicou uma obra de grande influencia, onde a mesma tinha o resumo das pesquisas fisiológicas desse período e sistematizavam um vasto conhecimento a respeito da área. Lançou também uma teoria sobre a energia especifica dos nervos, onde afirmava que a estimulação de determinado nervo sempre provocava uma sensação característica, porque cada nervo possuía energia especifica própria.
Marshall Hall (1790 – 1857)
Foi o pioneiro na investigação do comportamento por reflexo, e em suas pesquisas, chegou a conclusão de que diversos níveis de comportamento têm origem nas diferentes partes do cérebro e do sistema nervoso. Hall demandava que o movimento voluntario dependia do cérebro; o movimento de reflexo, da medula espinhal; o movimento involuntário, da estimulação direta dos músculos, e o movimento respiratório, da medula.
Paul Broca (1824 – 1880)
Desenvolveu o método clinico, que servia como complemento da técnica de extirpação. O mesmo possibilita o exame da área danificada do cérebro.
Gustav Fritsch e Eduard
Técnica dos estímulos elétricos: consiste na aplicação de fracas correntes elétricas para a exploração do córtex cerebral. Os dois descobriram que a estimulação de certas áreas corticais de cães e coelhos provocava algumas reações motoras.
Franz Gall (1758 – 1828)
Seu trabalho constatou a existência de substancias cerebrais, branca e acinzentada, a conexão de cada lado do cérebro oposto da medula espinhal por meio de fibras nervosas e a ligação por fibras entre metades do cérebro. Ele ainda acreditava que, quando uma