Quadro comparativo Teoria das Relações Humanas
AUTOR: ELTON MAYO
IDEIA
1- A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
2 - O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia.
3 - As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.
4 - As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.
CARACTERÍSTICA
Combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas.
FUNDAMENTAÇÃO
Em 1924, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos fez uma pesquisa para verificar a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho. Mayo introduziu um intervalo de descanso, delegou aos operários a decisão sobre horários de produção e contratou uma enfermeira. Em pouco tempo, emergiu um espírito de grupo, a produção aumentou e a rotatividade do pessoal diminuiu.
Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas iniciou uma experiência na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company, a qual foi coordenada também por Mayo. Estendeu-se à fadiga, aos acidentes no trabalho, à rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.
Dividida em quatro fases, a primeira foi composta por dois grupos, desenvolvendo as mesmas atividades, nas mesmas condições. Um grupo com iluminação variável e o outro com iluminação constante. Assim, verificou-se a existência de uma variável chamada de fator psicológico, onde os operários se julgavam na obrigação de produzir mais quando a intensidade de iluminação aumentava, e ao contrário, quando diminuía.
A segunda fase tinha como objetivo determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho, nos quais