Quadro comparativo tga
Teoria Principais estudiosos Principais ideias Como o homem (trabalhador) era considerado Exemplo de utilização nos dias atuais
Administração Científica Frederick Taylor, Carl Barth, Frank Gilbreth, Lillian Gilbreth, Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Münsterberg.
Organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade. Máquina. Linha de montagem de veículos.
Teoria Clássica Henri Fayol. Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais. Homo Economicus (a parte do ser humano que apenas produz e consome). Qualquer empresa que possuem hierarquia em sua organização.
Teoria das Relações Humanas Elton Mayo, John Dewey e Kurt Lewin. Necessidade de se humanizar e democratizar a administração, o desenvolvimento das Ciências Humanas. Ser humano com dificuldades e necessidades sociais e psicológicas. Google.
Teoria Neoclássica Peter Drucker e outros autores que não chegam a formar uma escola definida. Ênfase na prática da administração, nos princípios gerais de administração e nos objetivos e resultados, além da reafirmação dos postulados clássicos e do ecletismo nos conceitos. Ser humano cada vez mais necessita cooperar com outras pessoas para alcançar seus próprios objetivos.
Modelo Burocrático Max Weber e Robert K. Merton. Organização eficiente por excelência, onde os mínimos detalhes são explicados de como as coisas devem ser realizadas para assim conseguir a eficiência. O comportamento humano afeta na eficiência da empresa.
Teoria Estruturalista Vários Baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. O homem faz parte de uma estrutura onde os sistemas organizacionais não são mera justaposição das partes.