Quadro comparativo dos classes sociólogos
ANATOMIA HUMANA
Estudar anatomia neste nível de ensino é tentar compreende-la como uma ciência que trata da estrutura e função do corpo e de suas partes sob o ponto de vista biológico, ou até mesmo, como ciência que trata da forma e da estrutura dos seres organizados, incluindo os ossos, articulações, músculos, órgãos e outros tecidos.
Neste material, buscaremos fazer uma abordagem lacônica da anatomia, na tentativa de entendê-la didaticamente, compreendendo a classificação e divisão dessa ciência dentro do aspecto didático. Portanto, a anatomia pode ser classificada quanto o tamanho das suas partes, em macroscópica e microscópica. Dentre os aspectos microscópicos, estão os estudos da citologia, que aborda os estudos das células; histologia, abordando os estudos dos tecidos; e a embriologia que enfatiza o desenvolvimento e crescimento dos organismos vivos, desde a fecundação até o nascimento.
Quanto à divisão, a anatomia está dividida em sistêmica, cujo estudo concentra-se nas estruturas corporais, enfatizando as características morfológicas e funcionais, como por exemplo: sistema muscular, ósseo, nervoso, respiratório, etc.; e regional ou topográfica, cuja abordagem refere-se às subdivisões do corpo em: cabeça, tronco e membros.
Na tentativa de facilitar os estudos acerca da anatomia humana no ensino médio, restringiremos nossa abordagem à divisão sistêmica e macroscópica dentro dos aspectos conceituais, por acreditar que facilitaria a condução melhor nossa enquanto docentes de ensino médio, e uma compreensão e apreensão melhor desse conhecimento, por parte dos discentes. Nesse sentido, abordaremos: sistemas de referência, ossos, músculos, articulações, circulatório, respiratório, digestivo, nervoso e sentidos somáticos.
SISTEMA DE REFERENCIA
Ao abordarmos a anatomia humana, e especificamente o sistema de referencia, necessário se faz que compreendamos características peculiares aos