Qu Mica Org Nica
ENGENHARIA AMBIENTAL E ENERGIA RENOVÁVEIS – 2013
RESENHADO: ANA LARISSA PINTO DA SILVA (20138002)
PROFESSOR: ALMIR PANTOJA
VEIGA, José Eli da. Mundo em transe: do aquecimento global ao ecodesenvolvimento. Campinas, SP: Armazém do ipê, 2009.
A obra - Mundo em transe do aquecimento global ao ecodesenvolvimento, do autor, José Eli da Veiga, inicia comparando as antigas relações dos países desenvolvidos com as guerras e o aumento da temperatura nos próximos anos. José diz ainda que se o aumento da temperatura for de no máximo de 2ºC, as consequências serão iguais ou maiores que a de armas atômicas, porem esse aumento está tendendo a aproximadamente 5ºC, entretanto ele não sabe ao certo o que pode acontecer, pois a união de dióxido de carbono com a temperatura não apresenta certezas nos seus possíveis acontecimentos.
No primeiro capitulo é possível observar que o autor decidiu abordar sobre o processo de redução do carbono na economia global ao longo dos anos. Veiga mostrou que o processo de descarbonização é lento e antigo, pois a aproximadamente 40 anos que se iniciou a discursão sobre esta problemática. Foi demorado pra que entrasse de verdade na cabeça dos governantes os verdadeiros problemas climáticos existentes, mas quando isso aconteceu foi decisivo pois logo foi assinado um acordo de descarbonização dos países desenvolvidos, o protocolo de Kyoto.
A partir deste momento o autor aborda as imposições impostas pelo protocolo, pois o registro impõe que países que apresentam uma industrialização antiga, tem que cumprir com metas de diminuição na quantidade de carbono que é emitida, porém o autor é contra a esta imposição dada a estes países, pois ele era a favor de que cada país deveria fazer o que pode para conter a poluição, um país não industrializado deveria conter mais que aquele que não pode conter o que foi pré estabelecido.
José Veiga decidiu por fazer duas propostas a primeira dizia a respeito que