Qu Mica Org Nica
Nome: André Cruz
Data: 27/03/2015
Turma:301
Novo Hamburgo
Introdução:
O presente trabalho tem como objetivo compreender o quanto é importante o uso da Química Orgânica e mostrar que ela está presente em todos os momentos do nosso dia a dia. Querendo compreender as cadeias carbônicas e saber para o que elas servem e as suas funções orgânicas também saber onde podemos encontrá-las. Conhecer mais sobre hibridação, pois para entender química orgânica é necessário ter noções sobre hibridação.
Desenvolvimento:
Histórico:
Atualmente os compostos orgânicos podem ser de origem natural ou sintético.
Compostos orgânicos naturais: as principais fontes de compostos orgânicos naturais são o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, etc.
Compostos orgânicos sintéticos: produzidos artificialmente pelas indústrias químicas, que fabricam desde plásticos e fibras têxteis até medicamentos, corantes, inseticidas, etc. Atualmente são conhecidos mais de 15.000.000 de compostos orgânicos, sejam de origem natural ou sintético.
Definição:
Elementos Organógenos - são os elementos químicos que formam a maioria dos compostos orgânicos. Tais elementos são: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O) e Nitrogênio (N).
Atenção: Existem compostos que apesar de apresentarem carbono na fórmula, não são classificados como orgânicos, mas sim como Compostos de Transição ou Compostos Intermediários. Exemplos: a) Carbonatos - CO3 -2 b) Bicarbonatos - HCO3 c) Cianetos, Cianatos, Isocianeto
Estrutura do carbono:
Para entender toda a química orgânica, é inevitável conhecer o seu elemento básico, o carbono: Diante do exposto, vamos analisar as características do Carbono através da sua teoria estrutural que o torna bastante diferente dos demais elementos químicos e permite que o mesmo esteja presente na formação de uma enorme variedade de compostos. A teoria estrutural do átomo de carbono foi postulada por Kelulé e Couper em 1858 através de 4 postulados e permitiu