Qdv
Em tempos de Aquecimento Global, o artigo 225, cujo caput foi parcialmente citado acima, talvez seja um dos mais citados e recitados da nossa Constituição. Nunca se falou tanto em Meio Ambiente quanto nas últimas décadas. E não é para menos. Como diz o nosso texto constitucional, de seu equilíbrio depende nossa sadia qualidade de vida, o que nos faz pensar, pelo modo como o Meio Ambiente se encontra deteriorado, em como andará a nossa qualidade de vida atualmente? Aliás, o que vem a ser qualidade de vida e o que você ou eu temos a ver com isso?
Apesar de muito usado atualmente, o termo Qualidade de Vida pode ter inúmeros significados, uma vez que a qualidade envolve aspectos muito subjetivos, isto é, depende de critérios individuais e situações específicas de avaliação. Assim sendo, as definições de Qualidade de Vida são as mais variadas. Por exemplo:
Para Giovanni Pires (1998), “Qualidade de vida significa muitas coisas. Diz respeito a como as pessoas vivem, sentem e compreendem seu quotidiano. Envolve, portanto, a saúde, educação, transporte, moradia, trabalho e participação nas decisões que lhes dizem respeito determinam como vive o mundo. Compreende desse modo, situações extremamente variadas, como, anos de escolaridade, atendimento digno em casos de doença e acidentes, conforto e pontualidade nas condições para se dirigir a diferentes locais, alimentação em quantidade suficiente e qualidade adequada e, até mesmo, posse de aparelhos electrodomésticos”.
Bullinger e cols. (1993) consideram “Qualidade de Vida uma variedade de condições que podem afetar a percepção do indivíduo, seus sentimentos e comportamentos relacionados com o seu funcionamento diário, incluindo, mas não se limitando a sua condição de saúde, às intervenções médicas.”
Podemos